A Missa da Luz nasceu após uma peregrinação que o Padre Nilson Nunes fez a Terra Santa. Visitando o Santo Sepulcro, e estando no seu interior, acendeu uma vela, e logo sentiu a presença do Cristo ressuscitado, que naquele lugar venceu a morte e reacendeu a chama da Fé do povo de Deus, que vivia um momento de grande tribulação. Retornando ao Brasil, e trazendo em seu coração o fervor da chama de Cristo, o Padre Nilson resolveu compartilhar com seus paroquianos, em Araruna/PB, a experiência que tinha vivido ao acender aquela vela, que representava a Luz de Cristo para o mundo.
Ao renovar a experiência, em comunhão com sua comunidade, sentiu, com a mesma intensidade a força da Fé edificada no amor de Cristo por todos. Reviveu, naquele instante o mesmo momento, de profunda comunhão com Deus, que tinha vivido em Israel. Não se furtando ao chamado Divino, como fez no momento em que disse sim ao sacerdócio, o Padre Nilson resolveu que todas as quintas-feiras, na Paróquia em que estivesse, e até o dia que Deus lhe conceda forças para celebrar a eucaristia, ele celebraria uma Missa, renovando, semanalmente, a experiência de sentir Jesus Eucarístico associada a força do amor de Deus, que ressuscitou o Cristo Salvador, trazendo Luz para o mundo. A quinta-feira foi escolhida por ser o dia em que a Santa Igreja consagrou ao Corpo de Cristo. Na Missa da Luz, as velas acesas, assim como em Israel, representam a Luz de Jesus para o mundo.
Aquele momento, que vivemos quando estamos segurando a vela, e centramos nossa concentração na Fé em Deus, representa a força inabalável de Jesus. Os instantes em que revivemos a vitória de Jesus, e vivemos a força da Fé que temos no Cristo Ressuscitado. Não há como não sentir a presença divina de Jesus, que age naquele momento, na vida de cada pessoa. Da maneira mais individual possível. Indo aos lugares mais remotos do nosso coração de pecador. Tocando o que há de mais intocável aos nossos olhos. A Fé é reacesa a cada quinta-feira. Jesus vive e reina entre nós, quando passeia no ostensório no meio do seu povo, e cada um busca tocá-lo, como fez o cego Bartimeu, ou como fez Zaqueu, ao subir a árvore mais alta, para tentar ver Jesus, que passava.
Na Missa da Luz, somos alimentados pela eucaristia, e na certeza que somos sacrários vivos, verdadeiros templos da morada de Jesus, somos convidados pelo Padre Nilson a vivermos momentos de profundo mergulho na Fé, onde guiados pela sabedoria do Espírito Santo entramos em comunhão com o Céu, e vivemos momentos de profunda espiritualidade. Assim nasceu a Missa da Luz e todas as quintas-feiras, às 19:30hs, renovamos esta experiência do amor de Deus, no bairro do Bessa, na cidade de João Pessoa, no Estado da Paraíba.